SAMU realiza parto de gestante dentro de casa em itaúna

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Itaúna, realizou no início da tarde desta segunda-feira (4), o parto da jovem Josiela Faria Nogueira, de 31 anos, grávida de 41 semanas. A Unidade de Suporte Avançado (USA) tripulada pelo condutor socorrista Alaerton de Pádua, enfermeiro Carlos Alexandre e pelo médico Gustavo Uchôa foi empenhada para o local por volta de 12h.

Ao chegar na casa da gestante, no Bairro São Bento, a equipe se deparou com Josiela já em trabalho de parto. O médico, Gustavo Uchôa, imediatamente percebeu que não daria tempo de fazer o transporte e então preparou a equipe e a gestante para a realização do parto ali mesmo onde ela estava, no colchão da sala.

“Foi um momento de tensão, mas preparamos a gestante e a tranquilizamos o máximo possível. Em seguida, a orientamos a fazer força para a bebê, que já estava em período expulsivo sair. Com Deus nos guiando deu tudo certo e foi um momento de muita emoção”, disse o médico.

A bebê chorou no primeiro instante, foi protegida com uma manta térmica e entregue à mãe, que estava estável. Mãe e filha foram levadas pela unidade para a maternidade do Hospital Manoel Gonçalves, onde permanecem internadas e passam bem.

A avó da criança Sônia de Faria Nogueira, que é mãe de Josiela, disse que ela nasceu com 3,350 quilos, 50 centímetros e recebeu o nome de Lívia Nogueira Vaz. “Só tenho a agradecer a equipe do SAMU. Foram anjos enviados por Deus. Na hora a gente fica muito apreensiva, foi o primeiro parto em casa, dos três que minha filha já teve. Tivemos sorte, pois a equipe inteira foi muito atenciosa. Os três foram delicados e carinhosos. Nossa, fiquei muito agradecida mesmo, de verdade”, disse a avó da criança.

A mãe Josiela e a recém-nascida Lívia devem ser liberadas da maternidade ainda nesta terça-feira (5) às 12h.

4 de dezembro de 2017