SAMU realiza ação educativa em São Gonçalo do Pará

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve na tarde desta sexta-feira (29), em São Gonçalo do Pará, onde foi realizada uma ação educativa em parceria com a Secretaria de Saúde do município. A ação teve início com uma reunião envolvendo as equipes de saúde da cidade e, logo após, foi realizado um treinamento ministrado por profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A iniciativa, que partiu da diretoria do SAMU, visa disseminar informações sobre o Serviço à população e alinhar estratégias de atendimentos com  profissionais da saúde que atendem na cidade.

A reunião realizada na Câmara Municipal contou com a participação de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e do Pronto Atendimento Municipal (PAM). A enfermeira Lorena Nogueira Maia participou e aproveitou a ocasião para ressaltar as contribuições do Serviço.

“Por diversos momentos tivemos que entrar em contato com a Central de Regulação do SAMU, às vezes por estarmos com pacientes graves e muitas vezes pela dificuldade de realizarmos transferências. Sempre que precisamos, imediatamente conseguimos o auxílio e assistência do SAMU, que tem sido de extrema importância para a população”, ressaltou.

O secretário de Saúde Joel Ribeiro da Silva agradeceu a visita da diretoria e também destacou a relevância do Serviço para a região. “Em tão pouco tempo, levando em consideração os quatro meses de atendimentos, o SAMU já nos auxiliou muito. O SAMU já é uma realidade”, destacou.

Treinamento

O treinamento ocorreu na Praça São Cristóvão, onde crianças, adolescentes e adultos receberam orientações de como fazer manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar, Atendimento da Parada Cardiorrespiratória e Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).

“Essas são técnicas empregadas pelos socorristas do SAMU quanto aos primeiros socorros e com certeza se mais pessoas souberem como realizar essas manobras mais vidas serão salvas. Afinal, essas manobras garantem a sobrevida do paciente até a chegada da ambulância no local do fato”, destacou a coordenadora no NEP, Larissa Martins.

NEP

O NEP do SAMU 192 visa à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de profissionais da área de urgência, saúde e da comunidade. Promove ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.

29 de setembro de 2017