SAMU promove capacitação para os condutores socorristas do centro-oeste mineiro.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) realiza durante toda esta semana o curso “Condutores, direção econômica e habilidades”.

A capacitação que está sendo feita por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Coordenação de Frotas do Consórcio, tem como objetivo desenvolver nos condutores habilidades no trânsito.

Segundo o coordenador de frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros, a escolha do tema “Direção Econômica” tem como finalidade desenvolver junto com os condutores ações e procedimentos que além de dar segurança no deslocamento vão gerar economia para o Consórcio. “Essa capacitação tem como objetivo também o cuidado com o bem público e a economia, em um momento tão complicado que nós estamos passando”, destaca.

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, reforça o compromisso que o SAMU tem de sempre aprimorar os serviços que são ofertados à população e destaca a importância da capacitação. “Quando nós planejamos a implantação do SAMU o custo do combustível por quilômetro rodado seria de R$ 0,70. Hoje, três anos e meio depois, este custo é de R$ 1,20, e nós recebemos o mesmo recurso de quando o SAMU começou a funcionar no centro-oeste, em junho de 2017. Por isso a importância deste curso, pois além de trazer a importância da direção econômica, ele aborda também a conservação do bem público, que nós tratamos como primordial aqui”, ressalta.

Presidente

O presidente do CIS-URG Oeste e prefeito de Bambuí, Olívio Teixeira, enfatiza o trabalho que é feito pelos condutores socorristas e as melhorias que a capacitação trará para o Consórcio. “Os condutores socorristas são peças fundamentais do SAMU. É graças a eles que os pacientes saem da sua origem e chegam ao seu destino com segurança. Melhorar as habilidades deles é de suma importância para a segurança dos passageiros e para a economia”, reforça.

Curso

Ainda segundo Arthur, todos os 152 condutores socorristas do CIS-URG Oeste se inscreveram na capacitação, que ocorrerá durante toda semana e será dividida em turmas para que não haja aglomeração. “O curso será dividido em parte teórica, onde os condutores receberão as orientações, e logo depois eles vão para as oficinas práticas, que serão feitas em pistas, com simulações reais. Os condutores participação também de uma oficina onde desenvolverão habilidades de manutenção preventiva e corretiva dos veículos”, explica.

22 de fevereiro de 2021