“Essa porta abriu e não mais fechou”. As palavras do Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, se referem à porta de entrada da sede administrativa do Consórcio, que fica em Divinópolis, aberta no início da manhã de 07 de junho de 2017, dia em que foram iniciadas as atividades do SAMU e que atualmente atende cerca de 1,7 milhão de pessoas, em 65 municípios da região centro-oeste de Minas.
Nesses seis anos foram quase 1.401.300 chamadas que resultaram em mais de 545.400 atendimentos. Números expressivos, que se tornam ainda mais relevantes pela essência do trabalho realizado pelos profissionais do SAMU.
O CIS-URG Oeste conta atualmente com mais de 650 colaboradores, frota de 43 veículos, 31 bases descentralizadas, com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ao longo deste tempo de funcionamento e buscando sempre melhorias para a área da saúde, o Consórcio tem trabalhado incansavelmente para isso. Uma delas, foi a implementação da Telemedicina, que dá suporte de especialistas para os médicos reguladores. Outra ação, que tornou o Consórcio referência nacional, é o uso de Tenecteplase e Alteplase, medicamentos de alto custo, utizados em alguns casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) .
“A área da saúde requer total atenção e trabalhamos incansavelmente nisso. Vemos um avanço muito positivo ao longo destes seis anos, onde o objetivo primordial do CIS-URG/SAMU Oeste, de realizar atendimentos pré-hospitalares, dentro dos protocolos, no menor tempo de resposta possível, possibilitando acesso do paciente à unidade de saúde para o tratamento mais adequado, tem sido executado de forma exemplar!”, enfatiza o presidente da Instituição e prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete de Lima (Chumbinho).
Por Flávio Barão – Assessoria de Comunicação do CIS-URG/SAMU Oeste
Gustavo Majory – Estagiário de Comunicação CIS-URG Oeste