SAMU atua em apoio na operação de transferência de pacientes do Triângulo Norte para hospitais de Divinópolis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por solicitação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) continua no apoio à transferência de pacientes com Covid-19, da região Triângulo Norte para o Centro-Oeste mineiro. Nesse final de semana o SAMU auxiliou na transferência de 11 pacientes, do Hospital de Coromandel para hospitais de Divinópolis; e na transferência de uma paciente nessa segunda-feira, 15.

A ação da SES feita em parceria com o CIS-URG Oeste, o CISTRI, a Prefeitura Municipal de Divinópolis, foi realizada também com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Até o momento, Divinópolis recebeu 12 pacientes, sendo oito de Coromandel e quatro de Monte Carmelo.

Segundo diretor técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão, o SAMU atuou com o apoio das ambulâncias em solo, que fizeram o trajeto aeroporto/hospitais; com a tripulação das aeronaves, fornecimento de insumos, medicamentos e equipamentos, além da disponibilização de uma equipe para fazer a desinfecção das aeronaves após os procedimentos. “Conseguimos com esta operação trazer 11 pacientes para Divinópolis, no final de semana, sendo quatro de Monte Carmelo, e sete de Coromandel, além do transporte aeroporto/UPA, de uma paciente nessa segunda-feira. Podemos dizer que a operação do final de semana foi concluída com sucesso, assim como o transporte dessa segunda”, destaca.

De acordo com o superintendente regional de saúde, Júlio Barata, o Governo do Estado se prepara desde março do ano passado para garantir atendimento médico a todos que necessitem, e diante o aumento expressivo de casos de Covid-19 na macrorregião Triângulo Norte foi necessária a transferência destes pacientes para Divinópolis. “Ocorre que a macrorregião Triângulo Norte teve mais casos do que a rede é capaz de comportar, perante a situação a gente abre a nossa visão, e para de enxergar uma macrorregião fechada e enxerga o Estado como um todo, pois o nosso objetivo é conseguir dar tratamento a todos os pacientes”, destaca.

Regional de Saúde

Ainda segundo Júlio, o atual cenário de Divinópolis diante a pandemia da Covid-19 permite que a macrorregião acolha esses pacientes sem sobrecarregar o sistema de saúde. “A tomada de decisão de transferir esses pacientes para a macrorregião oeste leva em consideração inclusive, uma taxa de ocupação para o futuro. Na data atual, nós estamos em uma situação que é possível receber esses pacientes sem comprometer o sistema de saúde. A chegada deles não sobrecarregará a região oeste, e vai dar conta de ajudar a região do Triângulo Norte”, afirma.

Transferências

No sábado,13, foram utilizados para a transferência dos pacientes, os helicópteros Arcanjos 04 e 06, sendo que cada um trouxe um paciente até o aeroporto de Divinópolis e duas Unidades de Suporte Avançado do SAMU, concluíram o trajeto até o Hospital de Campanha na Upa de Divinópolis.

Já nesse domingo, 14, atuaram na operação o Arcanjo 07 (avião), o Arcanjo 04 e o Arcanjo 06 (helicópteros). As Unidades de Suporte Básico e Unidades de Suporte Avançado (USBs e USAs) realizaram a transferência de nove pacientes.

Nessa segunda-feira, 15, o SAMU disponibilizou uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripulada com médico, enfermeiro e condutor socorrista, para fazer o transporte de uma paciente, de 53 anos, vinda de Coromandel, que estava intubada, do aeroporto até o Hospital de Campanha da UPA de Divinópolis.

Segundo o diretor técnico do CIS-URG, José Márcio Zanardi, o SAMU além de fazer o serviço de atendimento pré-hospitalar, realiza também as transferências inter-hospitalares, reguladas (autorizadas) pelo Sistema Estadual de Regulação (SusFácil). “O SAMU faz as transferências inter-hospitalares reguladas pelo SUS Fácil. A nossa missão é levar estes pacientes ao Hospital onde está a vaga regulada pela Secretaria de Estado de Saúde”, explica.

Prefeitura

De acordo com a Superintendência Regional de Saúde os dois pacientes transferidos para Divinópolis nesse sábado, foram encaminhados para o Hospital de Campanha da UPA. Já dos nove pacientes que chegaram ao município nesse domingo, sete foram levados para o Hospital de Campanha da UPA, e dois para o Complexo de Saúde São João de Deus. Confira a relação:

Sábado: 13/02

Hospital de campanha

1) Sexo Masculino – 45 anos -UTI
2) Sexo Masculino – 47 anos – UTI

Domingo: 14/02

São João de Deus

3) Sexo feminino – 51 anos – enfermaria
4) Sexo masculino – 48 anos – enfermaria

Hospital de Campanha

5) Sexo feminino – 34 anos – UTI
6) Sexo feminino – 49 anos UTI
7) Sexo masculino – 76 anos – UTI
8) Sexo Feminino – 58 anos – UTI
9) Sexo Masculino – 62 anos – UTI
10) Sexo Feminino – 32 anos – UTI
11) Sexo Masculino – 41 anos – UTI

Segunda: 15/02

Hospital de Campanha

12) Sexo feminino – 53 anos – UTI

Conforme informou o secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo, a operação foi iniciada pelo SUSFácil na noite da última sexta-feira, 12, e logo após Divinópolis ter sido a cidade que apresentou melhor capacidade para receber os pacientes, foi feita a organização da ação. “O Hospital de Campanha está preparado para receber os pacientes, e nós colocamos algumas ambulâncias do Município disponíveis, para que, junto à equipe e as ambulâncias do SAMU, fizesse a transferência desses pacientes”, detalha.

O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC) classificou a operação como “uma operação de união”, neste momento em que há falta de leitos em vários hospitais do Estado. “Mais do que justo e humano nós termos este momento de solidariedade junto aos outros municípios de Minas Gerais”, reforça.

16 de fevereiro de 2021