Na manhã desta quarta-feira, 05 de abril, representantes dos 12 municípios da Macrorregião de Saúde Centro participaram de uma reunião na sede administrativa do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), em Divinópolis.
Todo o corpo diretivo e técnico do CIS-URG Oeste esteve presente para apresentar números de atendimentos e ações nos primeiros seis meses de trabalho das novas bases, informar, esclarecer dúvidas e alinhar fluxos e procedimentos entre o SAMU e as unidades de atendimento de saúde dos municípios consorciados.
Os representantes dos municípios foram unânimes em reconhecer o bom trabalho das equipes do SAMU, bem como o excelente suporte oferecido pelos profissionais do CIS-URG Oeste às equipes locais e às comunidades atendidas. Também tiveram a oportunidade de relatar pontos necessários ao melhor funcionamento da parceria, como ajustes na comunicação entre as equipes e em alguns procedimentos na condução de pacientes, principalmente em cidades que não dispõem de equipamentos para exames de imagem.
Temas como acesso, rateio, acesso pelo 192, atestados de óbito, deslocamentos para hospitais de referência, comunicação entre departamentos, qualificação e conduta profissional também foram abordados.
Outro ponto positivo da reunião foi a marcação de visitas da equipe do CIS-URG Oeste às bases da macrorregião para estreitar ainda mais as parcerias, ajustar procedimentos e levar às comunidades todas as orientações e benefícios que o Consórcio consegue disponibilizar.
“Dados apurados até o dia 31 março deste ano mostram que foram realizados 5711 atendimentos na Macrorregião de Saúde Centro. Nos quase seis anos de funcionamento, o CIS-URG Oeste está chegando à marca de 1.500.000 chamadas recebidas, muitas das quais responsáveis diretas por consolidar a principal função do SAMU que é salvar vidas!”, destaca José Marcio Zanardi, Secretário Executivo da Instituição.