Nos dias 25, 26,27 e 28 de Junho, aconteceu a semana do “SAMU sem trote” nas escolas estaduais no município de Divinópolis.
Estabelecida pela Lei nº 8.368/2017, a iniciativa tem por finalidade, conscientizar crianças e adolescentes sobre os perigos das ligações falsas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), enfatizando a importância de fazer uso desse serviço de maneira responsável.
A campanha conta com o apoio da Escola do Legislativo “Dr. Deusdedith Afonso Carrilho” da Câmara Municipal de Divinópolis e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste).
A coordenadora da Central de Regulação das Urgências, Thamara Lesse, explicou sobre a importância da ação. “No início dos serviços do SAMU, mais de 25% das ligações eram trotes, hoje, conseguimos reduzir esse índice para apenas 4%. Essas ligações não são apenas brincadeiras de crianças, mas muitas vezes feitas por pessoas com distúrbios mentais ou atitudes inconsequentes. Por isso, é essencial continuar este trabalho e parceria para que a incidência de trotes seja cada vez menor.”, ressaltou Thamara.
Os profissionais do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste, Elbert Edy (Enfermeiro), Noé José (Condutor Socorrista) e Dária Aparecida (Técnica de enfermagem) estiveram nas redes de ensino promovendo um bate papo e atividades educativas sobre o tema. Durante os quatro dias, o evento contou com a participação de em média 100 crianças e adolescentes por dia. “Foi uma experiência enriquecedora e gratificante. Colocamos os alunos e agora “amigos” do SAMU a sempre orientar outros coleguinhas a nunca passar um trote, pois, pode custar a vida de alguém.”, explica Elbert Edy, enfermeiro do SAMU e Instrutor do NEP.
Por: Ana Beatriz de Oliveira – Estagiária de comunicação do CIS-URG Oeste
Quem liga para a vida, liga SAMU 192