Parceria entre CIS-URG Oeste e Ministério da Saúde é pauta de visita da Diretoria Executiva à Brasília

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), representado por seu Secretário Executivo, José Marcio Zanardi; o Gerente Administrativo, Dárcio Abud Lemos; e o Coordenador de Frotas, Arthur Medeiros, se fez presente em Brasília, na quarta-feira, dia 19 de julho, para importantes reuniões no Ministério da Saúde.

A comitiva foi recebida pelo Coordenador-Geral de Urgência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, que recentemente visitou a sede do Consórcio, em Divinópolis MG.

Os principais temas foram o aumento de 30% no valor do repasse do Governo Federal aos consórcios que administram o SAMU, a renovação de frota e o objeto de um Convênio de Cooperação Técnica que está sendo firmado entre o Ministério da Saúde e o CIS-URG Oeste.

A parceria nasceu de uma abordagem da Coordenação Nacional de Urgência com o Dr. Nilton Pereira Júnior, Diretor de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde. O objetivo do convênio é ajudar o Ministério na incorporação de novas tecnologias e práticas rotineiramente realizadas pelo CIS URG Oeste, tais como administração da alteplase nas portas hospitalares, uso da tenecteplase, soro antiofídico, ultrassom nas Unidades de Suporte Avançado e da telemedicina na Central de Regulação.

A Diretoria do Consórcio também foi recebida pelo Secretário de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, que firmou o compromisso de parceria e pediu agilidade no processo. Segundo o Secretário, as experiências exitosas do CIS-URG Oeste serão trabalhadas e incorporadas em nova portaria para a regulamentação nacional do serviço móvel de urgência e emergência.

José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, agradeceu a receptividade, atenção e reconhecimento dos representantes do Governo Federal. “Nos engrandece muito enquanto instituição, ao passo que nos responsabiliza na mesma medida. Sobretudo, isso significa que temos prestado um bom serviço à população. Nossa energia do dia a dia e capacidade de gestão propiciam um Serviço de qualidade e eficiência para atender a população dos 65 municípios consorciados, além de manter plena a confiança das pessoas no 192 e na instituição que o administra”.

26 de julho de 2023