Paciente é transferido pelo SAMU após implantação de marcapasso provisório

A Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis realizou nesta terça-feira (22), a transferência inter-hospitalar de um paciente de 87 anos com uso de um marcapasso provisório implantado pelo médico intervencionista do SAMU.

O paciente deu entrada na Santa Casa de Itapecerica na segunda-feira (21) com dores no peito e foi atendido pelo plantonista da unidade, que constatou o não funcionamento do marcapasso definitivo implantado no idoso há mais de 15 anos, devido a uma doença do músculo do coração (miocardiopatia dilatada chagásica).

Na Santa Casa foram realizadas as medidas avançadas de suporte de vida, sendo necessário proceder com a entubação do paciente. Ele foi mantido no local até a chegada da ambulância do SAMU, tripulada pelo médico cardiologista. O especialista realizou implantação do marcapasso provisório e só assim foi possível proceder com a transferência do paciente.

“Os batimentos cardíacos deste paciente estavam comprometidos com cerca de 35 por minuto, quando o considerado normal é acima de 60. Ou seja, era um paciente em choque cardiogênico, sem pressão suficiente para manter a irrigação sanguina. Completamente instável, em estado crítico, sem condições de ser transferido sem o uso do marcapasso”, disse o médico do SAMU Julyan Silva.

Após a implantação do marcapasso o batimento cardíaco do paciente foi ajustado para 90, obtendo assim a compensação e estabilização do quadro geral do paciente com melhora na irrigação sanguínea corporal, minimizando as chances de um possível quadro de falência orgânica.

O paciente deu entrada na Sala Vermelha do Hospital São João de Deus (HSJD) no fim da tarde de hoje e passa agora por exames para avaliação e condutas necessárias para resolução do quadro cardiológico.

gerencia
Author: gerencia

Publicado por

22 de maio de 2018