‘O SAMU trouxe progresso evidente’, diz deputado Jaime Martins

“O SAMU trouxe um progresso evidente”, disse o deputado Jaime Martins na primeira visita à Central de Regulação das Urgências do SAMU, em funcionamento. A visita ocorreu nesta segunda-feira (16) e foi guiada pelo secretário executivo e coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi, pelo diretor médico Marco Aurélio Lobão e o gerente de logística Dárcio Abud Lemos.

O deputado participa desde o início da construção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, que gerencia o SAMU. Ele foi um dos maiores apoiadores e incentivadores para que o Serviço fosse inaugurado na região.

Na visita ele elogiou a estrutura que opera desde junho deste ano e fez apontamentos pertinentes em relação a Rede Resposta Hospitalar, para que avanços ainda maiores ocorram no intuito de aperfeiçoar a assistência à população.

“Nós constatamos que o Consórcio está bem aparelhado, está tendo uma administração zelosa. Mas existe uma rede de retaguarda hospitalar que às vezes foge do controle do próprio Consórcio, pois os hospitais têm vida autônoma como as Santa Casas, o próprio Hospital São João de Deus (HSJD), onde muitas vezes os atendimentos se precarizam. Ainda existe um caminho a percorrer e  um esforço a ser feito para melhorar o número de leitos e melhorar as condições de atendimentos”, disse.

Outro ponto levantado pelo deputado, foi que é preciso haver mais adesão ao atendimento primário realizado nos Postos de Saúde do município, no sentido de evitar que casos que possam ser socorridos no primário cheguem até o SAMU como caso de urgência. “Se esse atendimento ocorre antes da doença se instalar definitivamente é possível evitar que pessoas entrem para as filas de atendimentos como pacientes emergenciais. Por isso, ainda existe um imenso esforço gerencial a ser feito”, ressaltou.

Jaime Martins também reforçou a parceria mantida desde o início das atividades do Consórcio e se diz satisfeito em ver o Serviço em operação.  “Venho aqui trazer nosso apoio e dizer da nossa satisfação de participar dessa construção desde o início. Foi feito um grande esforço para que o Governo do Estado priorizasse o nosso SAMU, que é um dos primeiros do Estado a estar funcionando plenamente. Foi necessário também um esforço não só junto à Secretaria de Estado, mas também um esforço junto ao próprio Ministério da Saúde. Foi essa conjunção de esforços que propiciou hoje o funcionamento do SAMU. A gente fica feliz em ver que houve avanços e que estamos avançando”, finalizou.

gerencia
Author: gerencia

Publicado por

17 de outubro de 2017