A rotina de quem trabalha com alunos, especialmente crianças e adolescentes, conta com diversos imprevistos, inclusive casos de emergência que exigem habilidades de primeiros socorros.
Muitas vezes a falta de conhecimento dessas técnicas de cuidado de emergência pode agravar uma situação que poderia ser resolvida com facilidade.
A Lei Lucas, criada em 2018, foi originada pensando em cada um desses aspectos. Professores e funcionários escolares certamente já ouviram falar sobre o assunto e a importância de se qualificar para ter mais conhecimento sobre primeiros socorros.
Para colaborar com o quadro preventivo, dia 03 de dezembro, a experiente equipe do CIS-URG Oeste, representada pela enfermeira Maria Cândida e pelo técnico de enfermagem Welliton Vieira, ministrou treinamento sobre o tema para 33 professores da Escola Estadual Miguel Couto, em Divinópolis MG.
O treinamento em primeiros socorros ensina os procedimentos corretos para diferentes tipos de lesões e emergências. Isso inclui controle de hemorragias, tratamento de queimaduras, imobilizar a fratura, entre outros. Saber como agir de forma a não agravar a situação é fundamental.
Por: Flávio Barão