O Comitê Gestor da Rede de Urgência e Emergência incluiu na pauta da reunião ocorrida nesta quarta-feira (13), na Regional de Saúde, o monitoramento da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que inclui as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Além da qualidade do Serviço, foi discutida ainda a gestão, resolubilidade e assistência do SAMU. “Esse monitoramento é de extrema importância para prestarmos conta e ouvirmos os gestores em saúde e representantes desses gestores, sobre os acompanhamentos dos trabalhos do SAMU”, avaliou o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.
Na oportunidade também foi colocado em pauta a ampliação do número de ambulâncias, do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), para Lagoa da Prata, Pará de Minas e Bom Despacho. Atualmente, sete unidades deste tipo estão distribuídas na região.
A intenção destes municípios, onde já existe uma Unidade de Suporte Básico, é que haja também uma USA par ampliar a assistência. A questão foi aprovada pelo Conselho Técnico e agora será encaminhada para os órgãos de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS).