Médica e enfermeiro do SAMU Oeste dão apoio em consulta avaliativa para transplante pulmonar no Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

Nesta quarta-feira, dia 03 de fevereiro, um trabalho integrado da Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira, Secretaria de Estado de Saúde, Comando de Aviação do Estado (ComAvE) e CIS-URG/SAMU Oeste propiciou esperança para uma família da cidade de Oliveira/MG.

Suzy Mary de Azevedo, mãe do paciente R. A. O., não mede esforços para ajudar o filho que atualmente tem 31 anos. “Ele é portador de fibrose cística, uma doença rara diagnosticada quando ele tinha 11 meses de idade. Sempre fez tratamento, mas a partir do ano de 2016 houve um comprometimento pulmonar maior e há três anos faz uso contínuo de oxigênio. Desde 2018 estamos correndo atrás de uma consulta para que ele faça um transplante de pulmão que pode ser realizado em São Paulo ou Porto Alegre e conseguimos uma consulta em Porto Alegre. Primeiramente agradecemos a Deus e também agradecemos o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Oliveira, juntamente com a regulação do Estado e todas as pessoas envolvidas.”, declara.

“O médico assistente do paciente entrou em contato conosco do CIS-URG informando que a Secretaria Municipal de Oliveira e a Secretaria Estadual de Saúde haviam conseguido uma consulta no Hospital das Clínicas em Porto Alegre. O Comando de Aviação do Estado (ComAvE) disponibilizaria uma aeronave para o transporte, porém seria necessário uma equipe médica para apoio na transferência. O caso foi repassado para a Secretaria Executiva do CIS-URG/SAMU Oeste que disponibilizou a equipe médica e os materiais de apoio.”, explica o Diretor Técnico do CIS-URG Oeste, Marco Aurélio Lobão.

A Médica do SAMU Oeste, Dra. Ariane Brandin, e o Enfermeiro, Wellington Batista, da base descentralizada do SAMU em Oliveira participaram com muito carinho. “Quando um colega nos contou a história do paciente e disse que estava precisando de apoio para o transporte, logo nos colocamos à disposição para ajudar. O que a gente percebe quando conversa com a família é que não é só um paciente com uma doença pulmonar, é uma pessoa que está buscando uma nova vida, que está iniciando um processo para ter um novo pulmão, com um sonho, com uma vida inteira pela frente e o CIS-URG tem essa característica muito diferente de ver a urgência não só do ponto de vista médico, mas do ponto de vista social, emocional. Não temos dúvidas que estas equipes deveriam estar aqui hoje e propiciar a este paciente a primeira consulta, de várias que ele terá que fazer, para conseguir fazer o transplante. É com muito prazer que estamos transportando ele.”, declaram emocionados.

O avião disponibilizado pelo ComAvE para a missão foi o Pégasus 17, tripulado pelo comandante Amilton Cabral e o Major Luis Fernando Silvestre.

5 de fevereiro de 2021