Nos dias 28 e 29 de novembro, das 13h30 às 17 horas, de forma híbrida (presencial e on-line), foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser realizada uma vez no ano. É uma oportunidade para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário.
Profissionais experientes trabalharam sete temas de forma bem dinâmica e reflexiva. A programação contou com três palestras no dia 28 e quatro no dia 29. A primeira foi referente ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e foi ministrada pelo técnico de segurança do trabalho do CIS-URG Oeste, José Vítor. A psicóloga e consultora organizacional, Elisângela Guerra, falou sobre estresse e saúde mental. O tema; ergonomia e prevenção de doenças laborais ficou a cargo do Dr. Kaíque Silva, fisioterapeuta especialista no tratamento das disfunções da coluna vertebral. Abrindo o segundo dia de palestras, o educador físico Eduardo Clementino falou sobre a redução do sedentarismo e da fadiga. A enfermeira especialista em gestão hospitalar, Marilene Oliveira, trabalhou a importância dos dispositivos de segurança na saúde do trabalhador. Hérika Barreto, enfermeira especialista em controle de infecção explanou sobre as contaminações cruzadas e o tema “assédios no ambiente de trabalho, como proceder?”, ficou sob a responsabilidade do advogado e consultor jurídico do CIS-URG Oeste, Dr. Emerson Lacerda.
O secretário executivo, José Marcio Zanardi, o gerente administrativo, Dárcio Abud Lemos, e o presidente da CIPA, Arthur Medeiros, enfatizaram a importância do evento. “Estamos cumprindo uma norma do Ministério do Trabalho dentro da programação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), bem como aproveitando a oportunidade de reflexão sobre nossas atitudes, principalmente enquanto colaboradores do CIS-URG SAMU Oeste e como podemos atuar de modo mais seguro e prevenir acidentes.”