No dia 21 de dezembro de 2018 foi assinado um convênio de cooperação entre CIS-URG Oeste e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Considerando a necessidade de uma segunda equipe para tripular uma aeronave que estava ficando subutilizada, esse convênio aumentou a integração e parceria entre o CIS-URG e o Corpo de Bombeiros, pois equipes do SAMU apoiam a tripulação em plantões no BOA em Belo Horizonte.
Os médicos e enfermeiros que voluntariaram a participar destes plantões receberam um treinamento especial para adaptação dos conhecimentos para atuação nas aeronaves que consiste em três etapas. A primeira é uma contextualização legal a respeito do sistema de saúde, Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), que as equipes que compõem as aeronaves Arcanjos (helicópteros) integram,. Na segunda parte é trabalhado o Mapa Carga que consiste nas diferenças entre os equipamentos que estão disponíveis nas aeronaves e os equipamentos que estão disponíveis nas ambulâncias, pois por razão de capacidade de carga das aeronaves, as mochilas, os equipamentos, a quantidade de medicamentos precisam ser reduzidos. A terceira parte é mais operacional e é dividido em dois momentos, o primeiro é para adaptação à altura, onde os profissionais recebem instruções a respeito dos equipamentos de proteção individual (EPI) para atuação em altura, instrução e treinamento de utilização de rota de rapel. O segundo momento é treinamento de aproximação de aeronave, comportamento de segurança, comportamento de situação de emergência, treino de embarque e desembarque com aeronave no pairado, ou seja, sem pousar, pois nem sempre tem local adequado para o pouso dos Arcanjos, então a equipe de atendimento desce para adiantar processos e os comandantes procuram lugar adequado para pouso.
O treinamento, até o primeiro momento da terceira parte, foi realizado nos dias 26 e 27 de dezembro de 2018, no hangar do BOA em Belo Horizonte. No dia que seria a execução do segundo momento da terceira parte, na Serra do Rola Moça, a condição climática não possibilitou o voo da aeronave, choveu demais. Ficou previsto para fevereiro, mas com o desastre que aconteceu em Brumadinho não foi possível finalizá-lo como idealizado.
Surgiu a possibilidade de ser realizado nesta segunda-feira, 01 de julho, na Pedra do Calhau, em Carmo do Cajuru, e foi muito bem aproveitada! Alguns dos voluntários do SAMU Oeste que atuam de plantão no BOA concluíram o treinamento. Os que não puderam participar terminarão em outra oportunidade.
“A ideia é que periodicamente este treinamento conjunto seja realizado, evoluindo as atividades embarcadas.”, comenta o Capitão do BOA, Gleber Penido.