A tarde de quinta-feira, 22 de julho, foi marcada por um reencontro emocionante para a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Candeias, formada pelo condutor socorrista, Diego Lamounier, o técnico de enfermagem, Carlos Rodrigues, e também para a médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ingryd Pereira. Eles reencontraram o pequeno Miguel Tomas Silva, que tem apenas sete anos, mas é um grande guerreiro.
No dia 15 de julho, os profissionais realizaram a transferência inter-hospitalar de Miguel, que tem um cisto no cérebro. O menino estava internado na UPA de Campo Belo e foi transferido para a Santa Casa de Passos pelo SAMU. E foi neste trajeto que a história de Miguel se cruzou e marcou para a sempre o destino da equipe.
Ritiele Silva, pai de Miguel, conta que esse cisto foi descoberto há quase dois anos, mas por estar em um local de delicado acesso, o tratamento foi feito com radioterapia. Com as sessões o cisto diminuiu e Miguel faz acompanhamento médico, porém no dia 14 de julho, dia do aniversário de sete anos de Miguel, ele teve uma convulsão, foi internado na UPA de Campo Belo e precisou ser transferido para a Santa Casa de Passos para a realização de exames.
No dia 15, a equipe do SAMU realizou a transferência e de acordo com o técnico em enfermagem, Carlos Rodrigues, durante o caminho o garoto contou que o seu aniversário tinha sido no dia anterior. “O Miguel conversando com a Dra. Ingryd contou que o seu aniversário tinha sido no dia anterior e que ele gostava de bolo de morango. Durante o trajeto até a Santa Casa de Passos, ele segurou a minha mão e me contou também sobre o aniversário. Notamos ele um pouco triste e me veio a ideia de comprar um bolo para ele e cantar parabéns”, relata.
Ainda segundo o técnico em enfermagem, a equipe comprou um pedaço de bolo e ao chegar no hospital, em Passos, se reuniu com os pais de Miguel e fizeram uma surpresa para ele. “Ele não sabia. Quando chegamos ao hospital, nos reunimos em círculo e ao abrirmos a porta de trás da ambulância, começamos a cantar parabéns! Mesmo ele estando fraco e um pouco sonolento, abriu um sorriso gostoso”, relembra emocionado.
O reencontro
O pai de Miguel relatou que durante a sua internação na Santa Casa de Misericórdia de Passos, vários exames foram feitos e foi indicado apenas o uso de anticonvulsivo. Com o menino bem e já restabelecido em casa, chegou a hora do reencontro com a equipe.
Uma equipe de Divinópolis, do setor administrativo do SAMU ia a Campo Belo para serviços na cidade e combinou com os profissionais que fizeram a transferência de reencontrar Miguel. O condutor socorrista e o técnico em enfermagem, por serem de Candeias, participaram por meio de uma chamada de vídeo. A médica da UPA seguiu com a equipe administrativa até a casa de Miguel. Como lembrança do SAMU, o menino foi presenteado com um boné personalizado com o nome dele bordado e uma máscara também personalizada do SAMU. Deixando o momento ainda mais emocionante e marcante, Carlos cantou a música “Raridade”.
Durante o reencontro, o condutor socorrista, Diego Lamounier, emendou as palavras do técnico em enfermagem e da médica afirmando que este foi o caso mais marcante que já viveram desde o início de suas atuações na área da saúde. “Não tem como não emocionar com a história do Miguel. Nós ficamos gratos por termos tido a oportunidade de conhecê-lo e proporcionar um momento de alegria para ele”, finaliza o condutor.
Assista o vídeo deste reencontro, clique aqui