Já estão em Canoas, no Rio Grande do Sul, os dois colaboradores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) que se colocaram à disposição, atendendo ao pedido de apoio do Ministério da Saúde para assistência da população afetada pelas enchentes.
Na noite de domingo, dia 05 de maio, embarcaram de Belo Horizonte para Brasília, onde encontraram com outros profissionais que atuarão junto à Força Nacional do SUS no atendimento às vítimas. Na manhã desta segunda-feira (06), todos seguiram de Brasília para Canoas, no Rio Grande do Sul, em um avião da Força Aérea Brasileira. Durante a tarde vão participar de reuniões de alinhamentos e designações dos locais de atuação.
“Recebemos essa demanda diretamente da Coordenação do SAMU a nível nacional do Ministério da Saúde, e procuramos atender prontamente, entendendo que é um momento muito difícil para o povo do Rio Grande do Sul, e também para o povo brasileiro, pois é uma calamidade que está sendo enfrentada por um estado da nossa nação. Nossos profissionais vão atuar à medida que formos acionados. Nesta primeira solicitação, tivemos de prontidão a Thamara Lesse, que é enfermeira e coordenadora da Central de Regulação das Urgências, e o médico intervencionista Jonatã Gomes. Além deles temos um cadastro de reserva de médicos e enfermeiros, para irem ao sul do país, à medida que o Ministério da Saúde solicitar. Para o CIS-URG Oeste é muito importante atuar nessas ações, porque faz parte da vocação do Consórcio, atendendo uma determinação do nosso presidente e prefeito de Itaguara, Geraldo Chumbinho. O CIS-URG Oeste trabalhará em qualquer situação em que o Ministério, a Secretaria de Estado de Saúde ou qualquer município solicitar. Foi assim em Brumadinho e agora no Rio Grande do Sul. Isso nos engrandece e responsabiliza a estarmos sempre preparados para atendimentos, quando solicitados.”, enfatiza o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi.