CIS-URG realiza curso de urgências obstétricas e transporte de neonato

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizará nos dias 23 e 24 de março o Curso de Urgências Obstétricas e Transporte Neonatal, para profissionais da saúde da rede de urgência e emergência, incluindo os colaboradores do SAMU.

O treinamento terá início nos dois dias às 8h e se encerrará às 17h no auditório da Faculdade Pitágoras em Divinópolis. Os interessados devem escolher uma das duas dadas para participar e fazer a inscrição na página do NEP. “O intuito deste treinamento é fazer com que os participantes tenham noções básicas e avançadas nos atendimentos obstétricos e neonatais, visto que, constantemente lidamos com diversas dúvidas relacionadas aos temas dentro do SAMU”, disse a coordenadora do NEP, Larissa Martins.

A mortalidade neonatal, principalmente na primeira semana de vida, representa mais da metade do percentual de mortes infantis, portanto, para a redução deste índice por causas evitáveis, é importante que recém-nascidos recebam de toda equipe médica atenção resolutiva. “Por isso, a garantia de acesso a transporte adequado e feito por uma equipe qualificada é fundamental para a sobrevivência do neonato e este curso será mais um fator de capacitação para essa prestação de serviço dentro da rede de urgência emergência”, pontuou o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

14 de março de 2018