CIS-URG Oeste realiza o Simpósio de Urgências Obstétricas em Divinópolis

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para gerenciamento dos Serviços de Urgências e Emergência (CIS-URG Oeste) por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou, nos dias 01 e 02 de abril, no auditório do Hotel JB, em Divinópolis/MG, o Simpósio de Urgências Obstétricas.
Organizada para os profissionais do SAMU e os servidores de saúde da rede de urgência, a capacitação conduzida pela médica ginecologista e obstetra com vasta experiência na área, Caroline Reis, abordou situações de urgência e emergência que podem acontecer com gestantes. “Tivemos um treinamento bem completo em relação ao atendimento obstétrico pré-hospitalar, abrangendo situações como parto pélvico, distócia de ombro e hemorragias. As urgências não significam que, por ser um caso onde precisamos agir de maneira rápida e assertiva, podemos esquecer o tratamento empático, de explicar à paciente o procedimento que está sendo executado e tendo, sobretudo, o seu consentimento para qualquer tipo de intervenção. Esses elementos e discursos necessitam ser adotados independente das circunstâncias”, destaca Caroline.

Durante a capacitação os participantes puderam compartilhar as experiências de atendimento a gestantes em trabalho de parto. “É a primeira vez que participo e adorei! Avalio como um curso bastante positivo e participarei das outras capacitações promovidas pelo CIS-URG Oeste. Para mim, na área em que eu atuo, o tema foi excelente! Trabalho no plantão noturno, onde temos nossas peculiaridades. Por vezes é preciso ligar para o plantonista do dia, pois chega alguma gestante em trabalho de parto. Estou feliz pela oportunidade de grande aprendizado! A forma com que a médica passou os ensinamentos vai contribuir muito para a melhor avaliação da paciente, possibilitando passarmos informações mais precisas e detalhadas para o obstetra, que muitas das vezes está de plantão sobreaviso, para que chegue ao centro de saúde mais informado sobre o caso. E sobre a questão das transferências, obtemos conhecimento para saber se é seguro prosseguir com ela ou mantê-la na unidade hospitalar.”, comenta Ana Paula dos Santos, enfermeira na Santa Casa de Santo Antônio do Amparo.

O Diretor Clínico do SAMU Oeste, Marco Aurélio Lobão, enfatiza a importância dos treinamentos promovidos pelo NEP. “Essas capacitações sobre diversos temas para os profissionais, tanto os do SAMU quanto para os da área de atendimento do Consórcio, são importantes para que saibam como agir em quaisquer situações na rotina de trabalho. Esse de urgências obstétricas é muito importante, pois uma rápida avaliação aliada a uma ação correta pode evitar que as pacientes tenham complicações, e pode até mesmo salvar vidas!”

Por Marina Simões – Estagiária de Comunicação do CIS-URG Oeste

Quem liga para a vida, liga SAMU 192

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

4 de abril de 2024