CIS-URG Oeste dá apoio em transferência de vítima de acidente no Paraná.

Num esforço conjunto entre os governos municipal de Uberaba e estadual, com apoio do SAMU/CIS-URG Oeste, foi realizada a transferência, para Uberaba, de um paciente de 25 anos, vítima de um grave acidente de carro seguido de roubo na PR-495, em Medianeira (PR).

Ele estava internado em um hospital da cidade paranaense de Medianeira há quase 20 dias. A mobilização da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) com o Governo do Estado através do ComAvE (Comando de Aviação do Estado) garantiu o transporte aeromédico do jovem. Esta foi uma ação excepcional que contou com o empenho do secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, do Coordenador Estadual de Regulação do SUS Fácil, Marco Aurélio Lobão Mendes, e do Superintendente Regional de Saúde, Maurício Ferreira.

O acidente aconteceu no dia 17 de dezembro, próximo da fronteira do Brasil com o Paraguai, e envolveu três uberabenses, sendo que dois já tiveram alta hospitalar. Segundo informações, um carro Toyota Etios, carregado com mercadorias do país vizinho, estava sendo perseguido por um GM/Corsa, de cor preta, quando colidiu de frente com um caminhão que seguia de Medianeira , sentido Missal (PR) e capotou.

Os três passageiros do Toyota, entre eles o paciente da transferência, que foi ejetado do carro, sofreram ferimentos graves, foram socorridos e encaminhados para um hospital de Medianeira. De acordo com o boletim médico, o jovem deu entrada com quadro de traumatismo craniano grave, contusão pulmonar e fraturas, além de demais complicações.
O paciente foi liberado pelos médicos para ser trazido para Uberaba apenas na última quarta-feira (30). “Assim que a liberação foi confirmada, a Prefeitura se mobilizou para poder liberar um leito do município para recebê-lo e interná-lo aqui. Também mobilizamos o Estado para trazê-lo de aeronave, registrando, assim, a primeira parceria entre a nova gestão da Prefeitura com o Governo de Minas. Um início de parceria e harmonia com o Estado”, afirmou Elisa Araújo, prefeita de Uberaba.

A equipe de saúde que tripulou a aeronave do Estado, assim como os insumos para o voo, foram articulados junto ao CIS-URG, Consórcio de Saúde que faz a gestão do SAMU da região Oeste de Minas. Participaram da missão aérea na aeronave da Polícia Militar o Comandante Cabral – PM, o Capitão Araújo – PM, Dr. Marco Lobão – CIS-URG Oeste / SAMU e Thamara Lesse, Enfermeira do CIS-URG Oeste / SAMU. O Condutor Socorrista, Marcel Marques Ferreira Júnior, deu apoio terrestre no deslocamento até o aeroporto de Divinópolis para ida da equipe do SAMU, já no retorno, o apoio foi dado pelo Condutor Socorrista, Eduardo Silva, e a Técnica de Enfermagem, Denise Gomes, que atuaram no deslocamento do Dr. Lobão e Thamara, do aeroporto de Divinópolis para a Central de Regulação do SAMU.

5 de janeiro de 2021