CIS-URG Oeste conta com apoio aéreo no atendimento de duas ocorrências

Na tarde deste domingo, 21 de abril, o CIS-URG Oeste contou com atuação do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG) em dois atendimentos. As aeronaves pousaram no Estádio Waldemar Teixeira de Faria, conhecido como Farião, em Divinópolis.

No primeiro caso, foi empenhado o Arcanjo 04, que fica no Batalhão de Operações Aéreas (BOA – Base Pampulha), para apoio no atendimento de um acidente carro x moto na área rural de São Sebastião do Oeste. O acidente ocasionou lesões graves em dois homens, um de 34 e outro de 39 anos. Às 14h44 a Unidade de Suporte Básico (USB) de Santo Antônio do Monte, juntamente com a equipe médica do Pronto Atendimento de São Sebastião do Oeste, prestou os primeiros atendimentos e posteriormente o helicóptero pousou em uma área próxima. A vítima de 34 anos apresentava lesão extremamente grave na perna esquerda. Foi imobilizado e seguiu com a equipe do SAAV para Divinópolis, onde a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Divinópolis já aguardava para concluir o trajeto até a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus. O outro homem, de 39 anos, com lesões graves no braço e perna esquerdos, foi encaminhado na USB, também para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus.

A outra aeronave do SAAV/MG que esteve em Divinópolis foi o Arcanjo 08, helicóptero que fica na Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), em Varginha. Atuou em uma transferência solicitada via SUS Fácil, de um recém-nascido, com quadro de dificuldade respiratória, do Complexo de Saúde São João de Deus para o Hospital Universitário Alzira Velano, em São Sebastião do Paraíso. A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Luz (que estava em Divinópolis) preparou o paciente e o levou até o Estádio Farião, onde às 16h25 a aeronave decolou rumo ao destino da transferência.


“É muito satisfatório ver que esse trabalho integrado tem dado muito certo! Conseguimos atuar nos atendimentos e encaminhar as vítimas às portas adequadas com maior rapidez.”, comenta José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.



Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

22 de abril de 2024