Capacitação especial para Condutores Socorristas.

O Núcleo de Educação Pernamente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste Para Gerenciamento Dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) realizou de 28 a 31 de janeiro, no Parque de Exposições de Carmo do Cajuru, uma capacitação especial para os Condutores Socorristas. Mais de 140 profissionais participaram do treinamento sendo condutores do SAMU Oeste, motoristas da saúde que atuam nas cidades que compõem o Consórcio, de alguns Resgates Voluntários e alguns militares do Corpo de Bombeiros.

O objetivo deste treinamento foi ampliar as competências, as técnicas dos profissionais condutores de veículos de emergência. Foram trabalhadas teoria e prática em direção defensiva, noções de mecânica e manutenção preventiva.

Estiveram à frente desta capacitação, profissionais renomados do SAMU do Distrito Federal. Jenecy, Noélio, Caetano, Ronaldo Macário e Júnior são referências no país em treinamentos de pilotagem de emergência.

 “Esse treinamento reforçou o compromisso que temos em qualificar, atualizar e preparar os nossos profissionais para que atuarem com excelência nas diversas situações que deparam no dia a dia.”, afirma o coordenador de frotas do CIS-URG Oeste, Arthur Medeiros.

A frota do CIS-URG Oeste é composta por 42 veículos, sendo três para serviços administrativos, uma caminhonete que é o VIR (Veículo de Intervenção Rápida), um veículo de manutenção emergencial, 37 ambulâncias, destas, 31 estão em atendimento e seis são reservas. Cerca de 22 mil litros de combustíveis são utilizados por mês e desde o início do funcionamento do SAMU na região oeste mineira, em 07 de junho de 2017, 4.331.929 é a soma da quilometragem já percorrida pelas 31 ambulâncias que atuam nos atendimentos, o que equivale a 108 voltas ao redor da Terra.

Para Edson Souza, do Resgate G-3 de Pitangui, o treinamento foi excelente. “Uma oportunidade de cada vez mais podermos melhorar nosso atendimento, podendo fazer a dinâmica do trabalho com segurança e o principal, valorizando a vida. Essa oportunidade dada pelo CIS-URG pra nós está sendo fundamental e sendo 100% positiva, pois a gente agora tem consciência de que não é correr com a viatura é saber fazer a coisa do jeito certo.”

Veja as fotos, clique aqui.
Vídeo especial sobre a função Condutor Socorrista, clique aqui.
A matéria da TV Candidés, clique aqui.

Marcia Santos
Author: Marcia Santos

Publicado por

3 de fevereiro de 2020