Atendimento com sucesso de uma parada cardiorrespiratória em Formiga.
Para atendimento de uma parada cardiorrespiratória em Formiga, de um senhor de 69 anos, a central de regulação recebeu um chamado às 06:54 desta quarta-feira. Imediatamente foi empenhada a Unidade de Suporte Avançado (USA) 001 de Formiga tripulada pelo médico João Marcos, enfermeira Naiara Rezende e do condutor socorrista Wagner.
“Ao chegar no local, ao entrarmos no domicílio o paciente se encontrava no chão, conforme orientação da regulação, e inconsciente. O filho tinha iniciado as manobras de reanimação conforme orientação do médico regulador de Divinópolis. Foi realizada reanimação cardiorrespiratória (RCP) por 10 minutos com retorno da circulação espontânea. O paciente foi levado para Sala Vermelha da Santa Casa de Formiga”, conta o médico João Marcos.
Quando a assessoria pediu o depoimento do médico João Marcos sobre a atuação da equipe e a reversão da PCR, soube que o assunto era comentado naquele instante. “Estávamos falando justamente desse momento, da reversão da PCR. É um momento de grande entusiasmo para a equipe, não somente pela alegria de salvar uma vida, mas também pela satisfação que todo empenho (que é muito grande) foi bem sucedido. A PCR é um momento de grande tensão e sabidamente com possibilidades de reversão pequenas. O êxito em uma reversão é um momento glorioso na profissão”, comenta emocionado.