A primeira ocorrência atendida neste domingo, dia 09 de janeiro, pela equipe do plantão diurno da Unidade de Suporte Avançado (USA) da Base Descentralizada do SAMU em Campo Belo, certamente marcou a vida dos profissionais. Às 06h49, a Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado para atendimento de uma gestante em trabalho de parto, na Rua Francisco Gilbran, Bairro São Benedito.
Durante o deslocamento a equipe foi informada que o bebê, um menino, havia nascido. O pai realizou o parto com orientação da médica reguladora Geny Tranin. Ao chegar no local a equipe composta pelo condutor socorrista Jefferson Pimenta, pela enfermeira Mayra Maia e pelo médico Lucas Henrique, avaliou a puérpera e o bebê, realizou os procedimentos pós-parto e encaminhou os dois para a maternidade da Santa Casa de Campo Belo.
O condutor socorrista Jefferson relembra o momento e se emociona. “Há um ano, também em um domingo, primeira ocorrência do dia, atendi meu irmão, vítima de um acidente automobilístico, que no hospital veio a falecer, e hoje, sou contemplado com uma graça dessas. Meu dia triste se tornou muito alegre, não consigo descrever tamanha felicidade!”
“Só neste ano de 2022 já foram três apoios pós-parto e um parto realizado dentro de uma de nossas ambulâncias. Sempre falamos que o ideal seria que as crianças nascessem em um ambiente hospitalar, mas como nem sempre isso acontece, nossas equipes atuam com profissionalismo, realizando um atendimento de qualidade. São momentos que marcam muito positivamente nossos funcionários”, comenta José Marcio Zanardi, secretário executivo do CIS-URG Oeste.