07 anos de funcionamento do SAMU gerenciado pelo CIS-URG Oeste

Com quase 1 milhão 661 mil ligações e 475 mil e 220 saídas de ambulâncias, o SAMU que é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) comemorou neste dia 07 de junho, os sete anos de atendimento em 65 municípios mineiros, sendo 53 da região oeste e em 12 da região central.

A implantação inicial, em 54 municípios na região oeste, foi idealizada em 2012, por José Marcio Zanardi, que na época era secretário de saúde no município de Luz e trabalhou incansavelmente em busca de apoio para mudar o cenário da saúde nessas cidades. Deu certo e em 2014 foi criado o Consórcio para o gerenciamento do Serviço. Muitos desafios apareceram, mas todos foram superados e em 2017 o sonho se tornou realidade! Às 07 horas do dia 07 de junho de 2017, o SAMU iniciou os atendimentos. Trabalho que ganhou destaque a cada ano, tanto que em 2022 foi expandido a 12 municípios da região central de Minas Gerais.

Atualmente são mais de 700 funcionários que estão distribuídos nas 33 bases descentralizadas e atuam em 44 ambulâncias e 02 aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG) do governo estadual.

O secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, agradece pelo apoio e participação de todos aqueles que fazem parte da história e colaboram para que o Samu continue atuando com excelência. “Primeiro quero agradecer a todos os colaboradores que nesses sete anos se dedicaram e se dedicam no dia a dia no atendimento à população. Agradeço também aos prefeitos, secretários de saúde, agentes políticos, vereadores, deputados e a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde que tanto têm feito para a manutenção do Consórcio.”

Para Geraldo Donizete, presidente do CIS-URG Oeste, durante esses 7 anos de funcionamento, os agentes políticos e funcionários vêm desempenhando um trabalho exemplar, garantindo segurança à população, visto que a preservação da vida é tudo para o SAMU. “Nós temos plenas condições de assumir novos desafios, pois cada dia que passa surge uma nova situação. E diante disso, é preciso que haja uma ação com segurança, sendo capaz de atender aqueles que precisam. O CIS-URG Oeste valoriza o passado, trabalha firme no presente e está de olho, com toda certeza, no futuro”, enfatiza!

10 de junho de 2024