Do dia 26 a 29 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste), promoveu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o curso Stop the Bleed (controle de hemorragias) aos profissionais da assistência da Instituição.
Com certificação internacional, o curso seguiu as diretrizes do Colégio Americano de Cirurgiões (ACS), fundado em 1913 para melhorar a prática cirúrgica e padronizar a qualidade do cuidado com o paciente.
De acordo com as equipes do SAMU, em acidentes, a maioria dos óbitos na cena tem como causa a grande perda de sangue das vítimas feridas. Considerando essas observações, o curso teve a finalidade de ampliar as competências técnicas dos profissionais a respeito da compressão direta para o controle de sangramentos, além do uso de novos equipamentos.
“Essa capacitação foi escolhida devido aos nossos tipos de atendimentos, principalmente aqueles de trauma, onde ferimentos hemorrágicos podem ocorrer em qualquer lugar, por isso, precisamos estar preparados para manusear o torniquete de acordo com os novos critérios da medicina de emergência. Vamos capacitar todos os profissionais que atuam dentro das nossas ambulâncias, sendo condutores socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos”, conta Thamara Lesse, Coordenadora da Central de Regulação das Urgências.
“Com a chegada de novos equipamentos no mercado, a área da saúde está sempre precisando de atualizações. Estamos sempre precisando aprimorar. Um serviço de qualidade só é feito por profissionais capacitados” diz Priscila Gonçalves, técnica em enfermagem do SAMU CIS-URG.
“Voltamos para casa com uma visão completamente diferente, mais capacitados para poder fazer nossos atendimentos e poder salvar mais vidas, ajudar a quem realmente necessita da nossa ajuda”, afirma Roselle Rodrigues, condutora socorrista na base descentralizada do SAMU em Pará de Minas.
“O curso foi conduzido instrutores credenciados pelo American College of Surgeons Committee on Trauma”, destaca o Prefeito de Itaguara e Presidente do CIS-URG, Geraldo Donizete (Chumbinho).
“Mais de 300 profissionais participaram deste treinamento que foi dividido em quatro dias, com duas turmas em cada, ou seja, uma de manhã e outra a tarde. Sempre promovemos capacitações para nossas equipes, para estarem preparadas para prestar o melhor atendimento à população”, enfatiza José Marcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG.
Por Assessoria de Comunicação do CIS-URG/SAMU Oeste
Quem liga para a vida, liga SAMU 192!