O primeiro foi no sábado, dia 10 de junho, com atuação do avião do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). Transferência de um homem, de 86 anos, vítima de queda de altura, com origem do Hospital Evangélico em Mantena, para o Hospital São Judas Tadeu, em Oliveira. A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Oliveira, composta pelo Condutor Socorrista, André Luis de Oliveira Laranjo, pelo enfermeiro, Richard Zanola Neves, e pelo médico, Francisco José Junqueira, concluiu o trajeto do aeroporto até o hospital.
O segundo foi no domingo, dia 11 de junho. Um acidente entre carro e caminhão, com múltiplas vítimas, ocorrido na BR 381, Km 586, sentido São Paulo em Carmópolis de Minas. Para atendimento desta ocorrência foram empenhadas a Unidade de Saúde Básica (USB) de Carmópolis, composta pelo condutor socorrista, Fernando Luis de Paulo, e pela técnica em enfermagem, Taiz Aparecida Leite da Silva, e a Unidade de Suporte Avançado (USA) de Oliveira, composta pela médica, Ariane Aparecida Blandin, enfermeira, Milene Santana Silva, e pelo condutor socorrista, Gelson Antônio Maurício. Uma das vítimas foi encaminhada pelo helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
O terceiro apoio aéreo ocorreu na manhã do dia 12/06, segunda-feira, devido à colisão entre uma van e uma carreta, na BR 262, em Pará de Minas. O acidente resultou em três vítimas, e a que estava em estado mais grave foi encaminhada pelo helicóptero Arcanjo 08, para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Também atuou no atendimento desta ocorrência a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) de Pará de Minas, composta pela enfermeira, Roberta Aparecida Vitor, pelo condutor socorrista, Francisco de Azevedo Mendes e pelo médico Fernando Regino Diogo.
O quarto, foi na quita-feira, 15 de junho. Transferência de um rapaz de 21 anos, vítima de queimaduras, do Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas, para o Hospital de Queimados em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas.
A equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU da Base descentralizada de Pará de Minas, composta pelo Condutor Socorrista, Adriano Ferreira da Costa, o Enfermeiro, Cleverson Humberto de Sousa Silva, e o Médico, Marcelo Silva de Carvalho, deu apoio às equipes do helicóptero do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), que saiu de Belo Horizonte e pousou no Estádio do Paraense.
A operação para transferência do paciente se iniciou pela manhã e foi concluída com sucesso no início da tarde.
Os apoios aéreos acontecem desde 2018, quando foi assinado um convênio entre o CIS-URG Oeste e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais. Em 2020, a convite do governo do estado, através da Secretaria de Estado do de Saúde (SES), o Consórcio passou a administrar e regular as aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG) que ficam no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
“A administração e regulação dessas aeronaves pelo CIS-URG Oeste possibilita mais agilidade na decisão de empenho dela. Muitos atendimentos contaram com apoio aéreo em nossa região. Sem dúvidas, um ganho assistencial muito importante para a população”, destaca Geraldo Donizete, prefeito de Itaguara e presidente do Consórcio.
Gustavo Majory – Estagiário de Comunicação CIS-URG Oeste