O estilo de vida moderno e o novo padrão de interação social estão agindo diretamente na evolução dos quadros de instabilidade mental, classificados como urgência psíquica. Ela é caracterizada por distúrbios de pensamento, postura e de desequilíbrios emocionais que sinalizam risco de vida ou risco social grave.
Buscar medidas para minimizar os reflexos negativos desse problema é um dos maiores desafios da saúde pública. Nesse contexto, compreender as situações de instabilidade mental é essencial para a reabilitação da saúde e do bem-estar de quem enfrenta esse desafio.
Ciente que um profissional qualificado tende a adotar a conduta mais adequada e salvar vidas, o CIS-URG OESTE, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu o Simpósio de Urgências Psíquicas.
O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, no Auditório do Hotel JB, no Centro de Divinópolis/MG, com participação especial de 243 profissionais do SAMU, da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bombeiros e policiais militares.
A apresentação da Rede Saúde Mental foi feita pela Enfermeira Cecília Godoi, Doutora em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ e Mestre em Enfermagem Psiquiátrica e especialista em Saúde Mental.
Dra. Maria Julia de Alvarenga Lage, Médica Psiquiatra com atuação destacada em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar; Depressões e outros Transtornos Psiquiátricos, falou sobre Abordagem e Manejo da Crise no Ambiente no Atendimento Pré-Hospitalar.
Dr. José Sérgio Júnior, Médico que atua no SAMU e na Unidade de Emergência do Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte, abordou a Rápida Tranquilização com o Auxílio de Medicamentos para Pacientes Gravemente Agitados no Atendimento Pré-Hospitalar.
Major Kleber Silveira de Castro, do Corpo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Professor e Especialista em Gestão Estratégica em Saúde; Logística; Gestão de Proteção e Defesa Civil; Precursor dos estudos técnicos-científicos sobre atendimento à tentativas de suicídio no CBMMG, palestrou sobre Abordagem à Tentativa de Auto Extermínio.
Marina Diva de Oliveira, Enfermeira, Mestre em Avaliação e Gestão da Saúde e Enfermagem, falou sobre Tipos de Contenções.
A organizadora do evento e Coordenadora do NEP, Larissa Martins, apresentou o projeto Mente Integrada, uma parceria entre SAMU, Polícia Militar e Bombeiro Militar, para alinhar acionamentos de atendimento relacionados a saúde mental e ter o apoio mais rápido de todas as instituições.
“Tanto o Mente Integrada quanto os demais temas são de extrema relevância, visto que os casos têm aumentado a cada dia e as equipes precisam estar cada vez mais preparadas para levar o melhor atendimento a esses pacientes”, avaliou Larissa.
Jânia Ézia Pinto, Técnica de Enfermagem do Pronto Atendimento de Perdigão/MG, participante assídua dos treinamentos e eventos do NEP, também participou do Simpósio de Urgências Psíquicas. Para ela, a bagagem do conteúdo está cada vez maior. “Não perco nenhum. Sempre tem coisas novas, positivas e produtivas, úteis para o nosso dia a dia, nos ajudando muito no atendimento. É uma soma muito relevante”.