SAMU participa da ‘Semana de Educação Para Vida”

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve nesta quarta-feira (22), na Escola Municipal Felipe de Freitas em São Gonçalo do Pará, onde a comunidade escolar realiza a “Semana de Educação Para a Vida”, que inclui uma série de atividades relacionadas ao tema.

A equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) esclareceu o que é o SAMU, como atua na região, falou sobre a abrangência do Serviço e em quais casos o 192 deve ser acionado. Em seguida, os alunos puderam participar de um treinamento onde a coordenadora do NEP Larissa Martins e o condutor Socorrida Dalmir de Melo e Silva ensinaram manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e desobstrução.

Ao finalizar o treinamento os alunos puderam esclarecer dúvidas sobre salvamento e como proceder em diversas situações durante o deslocamento da ambulância. “Há muitas formas de auxiliar no salvamento da vida de uma pessoa enquanto o SAMU não chega no local. A pessoa que estiver perto pode comprimir o peito da vítima, pode desengasgar e para tudo isso é preciso entender bem como devem ser feitas essas manobras”, destacou Larissa.

A diretora da escola Nivalda Maria da Silva Milagre agradeceu a presença da equipe, que foi solicitada por meio do secretário de Saúde Joel Ribeiro. “Foi uma ótima oportunidade e teve uma repercussão muito positiva. O tema chamou mesmo atenção dos alunos, até porque muitos deles não conheciam o trabalho do SAMU, inclusive, alguns professores. Foi muito gratificante e é um assunto que pode ser ainda trabalhado em sala de aula”, destacou.

22 de novembro de 2017