Reunião do Conselho Fiscal discute melhorias para o CIS-URG Oeste

O conselho fiscal do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) se reuniu, de forma remota, na manhã da sexta-feira, 03 de dezembro. Na oportunidade o secretário executivo do CIS-URG Oeste, José Marcio Zanardi, apresentou o relatório fiscal parcial referente ao ano de 2021 e foram discutidos assuntos de interesse do Consórcio, como o interesse de 12 municípios da microrregião de Betim de integrarem o CIS-URG e a possibilidade de assumir a regulação das aeronaves do governo do estado disponíveis para o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), que ficam no hangar do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

O presidente do Conselho Fiscal e prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, abriu a reunião cumprimentando os representantes dos municípios e agradeceu também a participação da equipe do setor administrativo. Em seguida passou a palavra para José Marcio para condução da reunião.

O secretário executivo falou da situação financeira do Consórcio, apresentou os demonstrativos parciais e especificou que os relatórios de previsão orçamentária para 2022 seria apresentado na reunião do conselho deliberativo. Passou para o segundo tema da reunião, a respeito do interesse da maioria dos municípios da microrregião de Betim integrarem o CIS-URG. Falou do estudo feito pela diretoria de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), que mostrou que essa expansão não trará prejuízo para o serviço já prestado na região oeste. Ideia apoiada pelo presidente Rodrigo e também pelo membro (conselheiro) e prefeito de Itaúna, Neider Moreira de Faria. “Será producente, vai fazer que tenhamos controle da situação sanitária de algo que ocorre atualmente sem estar regulado. É uma oportunidade de expansão, a Central comporta e é até uma forma de suporte técnico a outros municípios, vai acrescentar muito para a nossa região e para o Consórcio”, comentam.

Por fim, foi discutida a possibilidade da regulação das aeronaves do Governo do Estado, que ficam no hangar do aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte, disponíveis para o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV-MG), ser feita pelo CIS-URG Oeste, atendendo a macrorregião de saúde leste e centro-oeste de Minas Gerais. “Unir para Salvar. A ideia é que o CISURG seja responsável pelo empenho das aeronaves e plantões dos médicos e enfermeiros para tripulação. A parte de manutenção e custeio fica por conta do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (BOA). Com isso é agilidade na decisão de empenho ou não das aeronaves, um ganho assistencial gigantesco para as regiões que serão atendidas”, destaca José Marcio.

7 de dezembro de 2021