Inaugurada Base Descentralizada do SAMU em Pains.

Na manhã desta segunda-feira, 22 de junho, foi inaugurada a Base Descentralizada do SAMU, Marlene Rabelo, em Pains. A cerimônia seguiu as orientações Organização Mundial da Saúde para enfrentamento do Novo Coronavírus e também foi transmitida pela internet.

Estiveram presentes representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência CIS-URG Oeste (CIS-URG Oeste), da Prefeitura de Pains, da Câmara Municipal, do Hospital da Cidade, alguns populares que moram na proximidade da nova base e familiares da enfermeira cujo nome da base foi uma homenagem devido o brilhante trabalho realizado na cidade. Um padre também realizou uma benção ao local da base, ambulância e colaboradores.

A Região Ampliada de Saúde Centro-Oeste foi alterada pelo novo plano diretor de regionalização aprovado em setembro de 2019 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Nesse plano, com a saída da cidade de Pimenta, a região passa a ser composta por 53 municípios. O CIS-URG Oeste, em comum acordo com os gestores municipais de toda a região, aprovou a mudança da base descentralizada que antes estava em Pimenta, para Pains. “Com a base em Pains conseguiremos dar continuidade ao atendimento à população através do 192, garantindo um tempo resposta adequado.”, afirma José Márcio Zanardi, Secretário Executivo do CIS-URG Oeste.

Para o Prefeito de Carmo do Cajuru e também Presidente do Consórcio, Edson Vilela, a inauguração da base em Pains vem a confirmar que realmente a expertise de atenção e atendimento que é feito pelo SAMU se consolida cada vez mais. “Estando à frente da Presidência do CIS-URG Oeste, é um prazer muito grande estar inaugurando mais uma base de apoio. Como sempre digo, o SAMU veio para ficar e tem sido referência regional de trabalho e ação.”, enfatiza.

Para o prefeito de Pains, Marco Aurélio Rabelo, para a Secretária de Saúde, Eliana Vigilato e o Diretor do Hospital da cidade, Luís Augusto, a inauguração da base descentralizada do SAMU em Pains será um dia que ficará marcado na história da cidade. Para eles, em se tratando de urgências, um minuto faz total diferença para o salvamento de uma vida. Consideram que em saúde não há gasto e sim investimento, pois vidas não têm preço.

23 de junho de 2020