Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos

17 Ago 2017

A equipe da Unimed Divinópolis visitou na tarde desta quinta-feira (17), a Central de Regulação das Urgências. Na ocasião os representantes da instituição se reuniram com o diretor e secretário executivo do SAMU José Marcio Zanardi, para entenderem o fluxograma de atendimentos do Serviço.

A equipe enfatizou a relevância da Regulação Médica das Urgências e os inúmeros benefícios que o SAMU tem trazido à população da área sanitária ao qual está inserido, afirmando que é fundamental estabelecer parcerias e comunicação entre as instituições para que os fluxos de solicitação e atendimento fiquem claros no intuito de minimizar as intercorrências inerentes à rotina.

De acordo coma portaria 2.048 do Ministério da Saúde, a Regulação Médica das Urgências, baseada na implantação de suas Centrais de Regulação, é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. “As Centrais, estruturadas nos níveis estadual, regional e/ou municipal, organizam a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no Sistema e geram uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados”, como consta no anexo II da portaria.

Isso significa que, o médico regulador - autoridade sanitária e responsável pelas condutas e decisões médicas dentro da Central de Regulação das Urgências - também exerce autoridade sanitária sobre qualquer prestação de serviço de saúde no âmbito de sua abrangência.

A gestora de planejamento e regulação da Unimed, Regina Girão, elogiou a estrutura e o fluxograma do SAMU. “Conhecendo a estrutura de perto nos fez mais confiantes ainda nessa parceria. Já tínhamos noção de como era a Central e é realmente grandioso, surpreendeu muito. Além do suporte aos beneficiários da Unimed com a Regulação Médica, ficamos felizes com a possibilidade de parceria em relação aos treinamentos para nossos colaboradores através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU”, destacou.

Última modificação: agosto 17, 2017 06:06
artigos Relacionados: SAMU participa de simulado na Semana Nacional do Trânsito Equipe de Formiga realiza mais um em ambulância do SAMU SAMU realiza parto de alto risco dentro de ambulância em Itaúna SAMU recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara Governo de MG entrega ambulância reserva ao SAMU Colaboradores do SAMU devem preencher fichas do CNES SAMU e bombeiros debatem integração de ações em Formiga Secretários discutem atuação do SAMU na região Socorristas do SAMU fazem parto em Formiga SAMU participa de simulação de acidente na MG-050
samu unimed parceria