Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos

17 Ago 2017

A equipe da Unimed Divinópolis visitou na tarde desta quinta-feira (17), a Central de Regulação das Urgências. Na ocasião os representantes da instituição se reuniram com o diretor e secretário executivo do SAMU José Marcio Zanardi, para entenderem o fluxograma de atendimentos do Serviço.

A equipe enfatizou a relevância da Regulação Médica das Urgências e os inúmeros benefícios que o SAMU tem trazido à população da área sanitária ao qual está inserido, afirmando que é fundamental estabelecer parcerias e comunicação entre as instituições para que os fluxos de solicitação e atendimento fiquem claros no intuito de minimizar as intercorrências inerentes à rotina.

De acordo coma portaria 2.048 do Ministério da Saúde, a Regulação Médica das Urgências, baseada na implantação de suas Centrais de Regulação, é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. “As Centrais, estruturadas nos níveis estadual, regional e/ou municipal, organizam a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no Sistema e geram uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados”, como consta no anexo II da portaria.

Isso significa que, o médico regulador - autoridade sanitária e responsável pelas condutas e decisões médicas dentro da Central de Regulação das Urgências - também exerce autoridade sanitária sobre qualquer prestação de serviço de saúde no âmbito de sua abrangência.

A gestora de planejamento e regulação da Unimed, Regina Girão, elogiou a estrutura e o fluxograma do SAMU. “Conhecendo a estrutura de perto nos fez mais confiantes ainda nessa parceria. Já tínhamos noção de como era a Central e é realmente grandioso, surpreendeu muito. Além do suporte aos beneficiários da Unimed com a Regulação Médica, ficamos felizes com a possibilidade de parceria em relação aos treinamentos para nossos colaboradores através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU”, destacou.

Última modificação: agosto 17, 2017 06:06
artigos Relacionados: SAMU treina socorristas do Resgate de Lagoa da Prata SAMU realiza treinamento em Estrela do Indaiá SAMU participa da 'Semana de Educação Para Vida" SAMU e Resgate de Lagoa da Prata reforçam parceria Gestante dá à luz em ambulância do SAMU em Divinópolis São Sebastião do Oeste recebe ação educativa do SAMU 'O SAMU trouxe progresso evidente', diz deputado Jaime Martins SAMU integra atividades da CIPA do Saae em Lagoa da Prata SAMU reforça ações com gestores de Carmo do Cajuru SAMU realiza ação educativa em São Gonçalo do Pará
samu unimed parceria