Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos

17 Ago 2017

A equipe da Unimed Divinópolis visitou na tarde desta quinta-feira (17), a Central de Regulação das Urgências. Na ocasião os representantes da instituição se reuniram com o diretor e secretário executivo do SAMU José Marcio Zanardi, para entenderem o fluxograma de atendimentos do Serviço.

A equipe enfatizou a relevância da Regulação Médica das Urgências e os inúmeros benefícios que o SAMU tem trazido à população da área sanitária ao qual está inserido, afirmando que é fundamental estabelecer parcerias e comunicação entre as instituições para que os fluxos de solicitação e atendimento fiquem claros no intuito de minimizar as intercorrências inerentes à rotina.

De acordo coma portaria 2.048 do Ministério da Saúde, a Regulação Médica das Urgências, baseada na implantação de suas Centrais de Regulação, é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. “As Centrais, estruturadas nos níveis estadual, regional e/ou municipal, organizam a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no Sistema e geram uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados”, como consta no anexo II da portaria.

Isso significa que, o médico regulador - autoridade sanitária e responsável pelas condutas e decisões médicas dentro da Central de Regulação das Urgências - também exerce autoridade sanitária sobre qualquer prestação de serviço de saúde no âmbito de sua abrangência.

A gestora de planejamento e regulação da Unimed, Regina Girão, elogiou a estrutura e o fluxograma do SAMU. “Conhecendo a estrutura de perto nos fez mais confiantes ainda nessa parceria. Já tínhamos noção de como era a Central e é realmente grandioso, surpreendeu muito. Além do suporte aos beneficiários da Unimed com a Regulação Médica, ficamos felizes com a possibilidade de parceria em relação aos treinamentos para nossos colaboradores através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU”, destacou.

Última modificação: agosto 17, 2017 06:06
artigos Relacionados: SAMU realiza transferência de recém-nascido cardiopata SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) SAMU renova contrato de integração com Corpo de Bombeiros Equipe do SAMU realiza parto de alto risco em Itaúna 'Fizeram um milagre com minha filha', diz mãe sobre SAMU Equipe do SAMU faz parto de gestante em Lagoa da Prata SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários Presidente do CIS-URG e coordenador do SAMU recebem homenagem SAMU e BOA fazem transferência de idoso em Arcos SAMU faz parto de gestante em Pará de Minas
samu unimed parceria