Socorristas do SAMU fazem parto em Formiga

25 Jun 2017

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Formiga, realizou na manhã deste domingo (25), o parto de uma gestante de 26 anos. A jovem deu à luz a uma menina que nasceu com pouco mais de 2,8 quilos.

A ambulância foi solicitada no Bairro Souza e Silva, para transportar Natália Cristina, que apresentava contrações. Ela estava grávida de 37 semanas. Inicialmente, a grávida seria levada até a Santa Casa de Misericórdia, contudo, a bolsa amniótica se rompeu e o parto foi feito pela equipe do SAMU dentro da casa dela.

“Fomos empenhados e já no local nos deparamos com a gestante deitada em um colchão no chão do quarto. Eu e meu parceiro de trabalho a cobrimos e pedimos que o marido ficasse ao lado da esposa. No atendimento usamos uma máscara de oxigênio, pois, a paciente estava bem cansada e então, pedimos para que fizesse bastante força para a criança nascer. Nasceu uma menina linda que recebeu o nome de Ana Laura”, detalhou a técnica em enfermagem do SAMU, Karina Queiroz.

Ao concluir o parto, a Central de Regulação das Urgências já havia empenhado uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que ao chegar no local deu seguimento aos trabalhos de estabilidade da jovem e da criança. Em seguida, mãe e filha foram levadas para a Maternidade da Santa Casa de Formiga, para demais procedimentos médicos.

Esta foi a primeira vez que os socorristas Karina e Ronaldo Rodrigues participaram de um parto. “Foi um atendimento que ficará marcado para o resto da vida. Foi lindo mesmo”, enfatizou o condutor socorrista.

“Estamos na função justamente para salvar vidas e todas as vezes que algo tão maravilhoso acontece a gente fica revigorado e mostra que estamos no caminho certo”, pontuou Karina.

André Luís da Silva, marido de Natália, demonstrou gratidão ao receber a equipe, que posteriormente fez questão de visitar a menina Ana Laura no hospital. “Nossa, fiquei muito agradecido mesmo, porque foi muito rápido. Liguei pedindo ajuda e chegaram em poucos instantes. Foi um atendimento espetacular. A equipe fez tudo que precisava e rapidinho minha filha nasceu. Deu tudo muito certo”, ressaltou.

A mãe, Natália Cristina contou que este foi o primeiro parto em casa, dos quatro anteriores que já teve. Ela não esconde a emoção e também agradece.“Foi muito emocionante, a equipe me deixou muito tranquila de verdade. A todo momento muito educados e calmos. Posso dizer que minha filha nasceu nas mãos de anjos, que Deus colocou no meu caminho”, concluiu a mãe.

equipe SAMU 02

Última modificação: junho 25, 2017 09:08
artigos Relacionados: SAMU participa de simulado na Semana Nacional do Trânsito Equipe de Formiga realiza mais um em ambulância do SAMU SAMU realiza parto de alto risco dentro de ambulância em Itaúna SAMU recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara NEP realiza treinamento em aterro sanitário de Formiga Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos Governo de MG entrega ambulância reserva ao SAMU Colaboradores do SAMU devem preencher fichas do CNES SAMU e bombeiros debatem integração de ações em Formiga Secretários discutem atuação do SAMU na região
samu atendimento parto equipe salvar vidas