Notícias Área de informações e notícias da Cis-Urg

SAMU renova contrato de integração com Corpo de Bombeiros

0 Comentários
617
04 Jan 2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) assinou, nesta quinta-feira (4), a renovação do contrato de integração com o Corpo de Bombeiros. A integração foi feita em 2017 e agora foi renovada por mais um ano. O contrato revalida a presença de dois oficiais militares dentro da Central de Regulação das Urgências (CRU) em Divinópolis, por 24 horas.

O tenente do Corpo de Bombeiros Márcio Túlio de Oliveira avaliou os trabalhos conjuntos e ressaltou a importância da integração. “Estamos tendo um retorno positivo, especialmente no que tange aos atendimentos telefônicos, no auxílio que podemos fornecer para a sociedade, de forma que o apoio do SAMU tem contribuído para otimizar os atendimentos, bem como no direcionamento das vítimas às unidades hospitalares e no processo de triagem”, disse.

Todas as ligações de cinco municípios do Centro-Oeste feitas ao 193 caem na Central de Regulação das Urgências (CRU). São eles: Divinópolis, Carmo do Cajuru, Cláudio, Santo Antônio do Monte e Pedra do Indaiá. A intenção é aumentar o número de municípios. “Temos um projeto para ampliar para os 51 municípios de nossa cobertura”, destacou o tenente.

José Marcio Zanardi, coordenador do SAMU, aponta ainda que, com a integração, é possível economizar recursos públicos. “A integração entre Bombeiros e SAMU é um projeto que temos trabalhado desde o início da implantação do Serviço. Assinamos este primeiro convênio em dezembro do ano passado e o efetivamos após a inauguração do SAMU, com o atendimento do tridígito 193 dentro da CRU. Isso tem possibilitado que as equipes do SAMU e dos Bombeiros trabalhem de forma integrada, otimizando os recursos públicos disponíveis aos resgates e salvamentos, para uma melhor assistência àqueles que necessitam do atendimento de urgência e emergência”, ressaltou.

“Sobretudo, acrescento que a experiência tem sido muito gratificante. Esperamos poder ampliar, de fato, para todas as cidades do Centro-Oeste. Uma vez que sempre poderemos fazer muito mais em união e ainda economizando recursos públicos”, disse.

Nos outros municípios da região Centro-Oeste que são cobertos pelo Corpo de Bombeiros, a integração está sendo feita de forma experimental, de maneira informal, ou seja, sem contrato. “O CIS-URG disponibilizou aparelhos de telefone, cujas chamadas são feitas pela internet, para serem colocados nas unidades dos bombeiros. Assim, quando há um chamado na CRU para o SAMU e que, por ventura, necessite do apoio dos Bombeiros, eles são acionados via telefone e vice-versa”, explicou Zanardi.

0.0
Última modificação: -/-
artigos Relacionados: SAMU realiza transferência de recém-nascido cardiopata SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) Equipe do SAMU realiza parto de alto risco em Itaúna 'Fizeram um milagre com minha filha', diz mãe sobre SAMU Equipe do SAMU faz parto de gestante em Lagoa da Prata SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários Presidente do CIS-URG e coordenador do SAMU recebem homenagem SAMU e BOA fazem transferência de idoso em Arcos SAMU faz parto de gestante em Pará de Minas SAMU realiza parto de gestante dentro de casa em itaúna
samu bombeiros integração

Ainda não há comentários ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.