Notícias Área de informações e notícias da Cis-Urg

SAMU realiza parto de alto risco dentro de ambulância em Itaúna

0 Comentários
174
09 Set 2017

Uma gestante de 17 anos deu à luz dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta sexta-feira (8), em Itaúna. A adolescente Victória Beatriz Rocha dos Santos seria transferida do Hospital São Francisco em Iguatama para o Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte. Contudo, a bolsa estourou e a bebê Ana Luíza nasceu dentro da unidade no trevo de Itaúna.

A equipe do SAMU de Formiga foi acionada pela manhã para fazer a transferência da gestante para Belo Horizonte, onde havia disponibilidade de leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. O parto foi considerando de alto risco, já que a jovem estava grávida de 34 semanas.

A caminho do hospital a equipe de socorristas percebeu o aumento das contrações e estacionou a ambulância em um local seguro. O condutor socorrista Ricardo Henrique de Oliveira sinalizou a área com cones para a segurança da viatura e então o médico Luiz Nazareno e o enfermeiro José Orlando deram início ao parto dentro da unidade.

“A paciente já saiu de Iguatama com dor abdominal. Tinham três centímetros de dilatação e no caminho as contrações foram aumentando e o espaço foi diminuindo até ela fazer uma dilatação completa e romper a bolsa. Tivemos que estacionar na estrada, antes do trevo de Itaúna e iniciamos o parto”, contou.

“A paciente sentia dores havia três horas e estava bem esgotada. Fizemos uma episiotomia (corte para auxiliar na abertura vaginal) e o enfermeiro José Orlando fez ainda uma pressão e com isso, a criança nasceu. Por um milagre divino ela respirou no primeiro minuto e assim colocamos a criança no colo da mãe na intenção de fazer um parto humanizado”, completou o médico.

A Central de Regulação das Urgências orientou após o parto que a equipe levasse mãe e filha para o Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, que era a unidade mais próxima.

“Graças a Deus deu tudo certo. Foi muito difícil, tive de fazer muita força e eu sabia que era um parto de risco. Tive muita dor, mas depois que ela nasceu ficou tudo bem. Fiquei muito feliz e agradecida porque dei muito trabalho à equipe inteira. A todo momento fui tratada com muita paciência em um momento tão importante que foi o nascimento da minha primeira filha”, disse a mãe, Victória Beatriz Rocha dos Santos.

0.0
Última modificação: setembro 13, 2017 04:40
artigos Relacionados: SAMU realiza transferência de recém-nascido cardiopata SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) SAMU renova contrato de integração com Corpo de Bombeiros Equipe do SAMU realiza parto de alto risco em Itaúna 'Fizeram um milagre com minha filha', diz mãe sobre SAMU Equipe do SAMU faz parto de gestante em Lagoa da Prata SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários Médicos participam de treinamento em Itaúna Presidente do CIS-URG e coordenador do SAMU recebem homenagem SAMU e BOA fazem transferência de idoso em Arcos
samu cis-urg centro-Oeste parto ambulância bebê assistência Itaúna

Ainda não há comentários ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.