SAMU realiza parto de alto risco dentro de ambulância em Itaúna

09 Set 2017

Uma gestante de 17 anos deu à luz dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nesta sexta-feira (8), em Itaúna. A adolescente Victória Beatriz Rocha dos Santos seria transferida do Hospital São Francisco em Iguatama para o Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte. Contudo, a bolsa estourou e a bebê Ana Luíza nasceu dentro da unidade no trevo de Itaúna.

A equipe do SAMU de Formiga foi acionada pela manhã para fazer a transferência da gestante para Belo Horizonte, onde havia disponibilidade de leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. O parto foi considerando de alto risco, já que a jovem estava grávida de 34 semanas.

A caminho do hospital a equipe de socorristas percebeu o aumento das contrações e estacionou a ambulância em um local seguro. O condutor socorrista Ricardo Henrique de Oliveira sinalizou a área com cones para a segurança da viatura e então o médico Luiz Nazareno e o enfermeiro José Orlando deram início ao parto dentro da unidade.

“A paciente já saiu de Iguatama com dor abdominal. Tinham três centímetros de dilatação e no caminho as contrações foram aumentando e o espaço foi diminuindo até ela fazer uma dilatação completa e romper a bolsa. Tivemos que estacionar na estrada, antes do trevo de Itaúna e iniciamos o parto”, contou.

“A paciente sentia dores havia três horas e estava bem esgotada. Fizemos uma episiotomia (corte para auxiliar na abertura vaginal) e o enfermeiro José Orlando fez ainda uma pressão e com isso, a criança nasceu. Por um milagre divino ela respirou no primeiro minuto e assim colocamos a criança no colo da mãe na intenção de fazer um parto humanizado”, completou o médico.

A Central de Regulação das Urgências orientou após o parto que a equipe levasse mãe e filha para o Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna, que era a unidade mais próxima.

“Graças a Deus deu tudo certo. Foi muito difícil, tive de fazer muita força e eu sabia que era um parto de risco. Tive muita dor, mas depois que ela nasceu ficou tudo bem. Fiquei muito feliz e agradecida porque dei muito trabalho à equipe inteira. A todo momento fui tratada com muita paciência em um momento tão importante que foi o nascimento da minha primeira filha”, disse a mãe, Victória Beatriz Rocha dos Santos.

Última modificação: setembro 13, 2017 04:40
artigos Relacionados: SAMU participa de simulado na Semana Nacional do Trânsito Equipe de Formiga realiza mais um em ambulância do SAMU SAMU recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara NEP realiza treinamento em aterro sanitário de Formiga Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos Governo de MG entrega ambulância reserva ao SAMU Colaboradores do SAMU devem preencher fichas do CNES SAMU e bombeiros debatem integração de ações em Formiga Secretários discutem atuação do SAMU na região Socorristas do SAMU fazem parto em Formiga
samu cis-urg centro-Oeste parto ambulância bebê assistência Itaúna