SAMU realiza parto de gestante dentro de casa em itaúna

04 Dez 2017

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Itaúna, realizou no início da tarde desta segunda-feira (4), o parto da jovem Josiela Faria Nogueira, de 31 anos, grávida de 41 semanas. A Unidade de Suporte Avançado (USA) tripulada pelo condutor socorrista Alaerton de Pádua, enfermeiro Carlos Alexandre e pelo médico Gustavo Uchôa foi empenhada para o local por volta de 12h.

Ao chegar na casa da gestante, no Bairro São Bento, a equipe se deparou com Josiela já em trabalho de parto. O médico, Gustavo Uchôa, imediatamente percebeu que não daria tempo de fazer o transporte e então preparou a equipe e a gestante para a realização do parto ali mesmo onde ela estava, no colchão da sala.

“Foi um momento de tensão, mas preparamos a gestante e a tranquilizamos o máximo possível. Em seguida, a orientamos a fazer força para a bebê, que já estava em período expulsivo sair. Com Deus nos guiando deu tudo certo e foi um momento de muita emoção”, disse o médico.

A bebê chorou no primeiro instante, foi protegida com uma manta térmica e entregue à mãe, que estava estável. Mãe e filha foram levadas pela unidade para a maternidade do Hospital Manoel Gonçalves, onde permanecem internadas e passam bem.

A avó da criança Sônia de Faria Nogueira, que é mãe de Josiela, disse que ela nasceu com 3,350 quilos, 50 centímetros e recebeu o nome de Lívia Nogueira Vaz. “Só tenho a agradecer a equipe do SAMU. Foram anjos enviados por Deus. Na hora a gente fica muito apreensiva, foi o primeiro parto em casa, dos três que minha filha já teve. Tivemos sorte, pois a equipe inteira foi muito atenciosa. Os três foram delicados e carinhosos. Nossa, fiquei muito agradecida mesmo, de verdade”, disse a avó da criança.

A mãe Josiela e a recém-nascida Lívia devem ser liberadas da maternidade ainda nesta terça-feira (5) às 12h.

Última modificação: dezembro 04, 2017 06:50
artigos Relacionados: SAMU realiza transferência de recém-nascido cardiopata SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) SAMU renova contrato de integração com Corpo de Bombeiros Equipe do SAMU realiza parto de alto risco em Itaúna 'Fizeram um milagre com minha filha', diz mãe sobre SAMU Equipe do SAMU faz parto de gestante em Lagoa da Prata SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários Médicos participam de treinamento em Itaúna Presidente do CIS-URG e coordenador do SAMU recebem homenagem SAMU e BOA fazem transferência de idoso em Arcos
samu parto Itaúna