SAMU Oeste é habilitado pelo Ministério da Saúde (MS)

07 Fev 2018

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), acaba de ser habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) em Brasília. O coordenador do SAMU José Marcio Zanardi dentre outros agentes políticos se reuniram na tarde desta quarta-feira (7), com o ministro da Saúde Ricardo Barros, que autorizou a portaria de habilitação no dia em que o Serviço completa oito meses de atuação no Centro-Oeste de Minas Gerais.

Desde a inauguração do SAMU todas as ações técnicas e administrativas estiveram pautadas para que houvesse a habilitação dentro do Programa Nacional de Atenção às Urgências. Toda documentação que diz respeito ao processo foi providenciada pelo CIS-URG e enviada para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que foi a responsável pela apresentação dos documentos ao Ministério, ainda no ano passado.

Em Brasília, estiveram presentes na audiência: o deputado Domingos Sávio que, exerceu fundamental papel nas articulações políticas, além do vice-presidente do CIS-URG Fernando Cabral, o gerente de logística do SAMU Dárcio Abud Lemos, o vice-prefeito de Divinópolis Rinaldo Valério, o prefeito de Carmo do Cajuru Edson Vilela e o secretário de Atenção às Urgências, Francisco Assis.

A habilitação significa que o SAMU Oeste receberá neste ano recursos da ordem de aproximadamente R$ 8 milhões. O que significa ainda, que o Estado será desonerado em cerca de R$ 680 mil por mês. “Com a habilitação, o SAMU Oeste passará a receber repasses do Governo Federal e assim, o Estado, que repassa mensalmente cerca de R$ 2 milhões passará a contribuir com R$ 680 mil a menos com o custeio mensal. O Serviço passa então a ser custeado pelos Municípios, Estado e União”, disse o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi.

José Marcio ressalta que a habilitação ocorreu em tempo recorde devido ao compromisso firmado pelo ministro Ricardo Barros, a quem ele agradece o empenho e também estende gratidão ao Presidente do Consórcio e prefeito de Luz, Ailton Duarte, que por motivos de força maior não pôde comparecer à reunião, à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que segundo ele, vem trabalhando incansavelmente parta manter o SAMU em atividade. José Marcio agradece também aos prefeitos da região que fazem parte do Consórcio e ao deputado Domingos Sávio, que sempre abraçou o SAMU e tanto se empenha para os avanços do Serviço.

Última modificação: fevereiro 09, 2018 05:01
artigos Relacionados: SAMU realiza transferência de recém-nascido cardiopata SAMU renova contrato de integração com Corpo de Bombeiros Equipe do SAMU realiza parto de alto risco em Itaúna 'Fizeram um milagre com minha filha', diz mãe sobre SAMU Estado regulariza débitos com CIS-URG Oeste Equipe do SAMU faz parto de gestante em Lagoa da Prata SAMU propõe termo de parceria com Resgates Voluntários Presidente do CIS-URG e coordenador do SAMU recebem homenagem SAMU e BOA fazem transferência de idoso em Arcos SAMU faz parto de gestante em Pará de Minas
samu habilitação