SAMU e bombeiros debatem integração de ações em Formiga

29 Jul 2017

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros de Formiga realizaram nesta sexta-feira (28), um workshop de integração de ações para potencializar atendimentos de urgência e emergência envolvendo as duas equipes na região.

O evento foi iniciado com uma palestra sobre valorização da vida, mediada por uma psicóloga da corporação militar, em seguida, outro palestrante abordou companheirismo e ética voltado para o trabalho em equipe, além de ter ocorrido ainda um debate entre os profissionais e um simulado de atendimento onde bombeiros e SAMU trabalharam juntos.

“Achei interessante que o enfoque do evento foi totalmente diferente. Foi abordada a ética, o atendimento em conjunto, companheirismo. Ou seja, coisas múltiplas para mostrar que não tem desunião e sim união e parceria entre as duas equipes. Essa mentalidade tem que ser criada desde já. Foi reforçado o fator psicológico, e é muito importante, pois, afinal, todos nós temos desequilíbrios e, por isso, é sempre bom lembrar que quando estamos em grupo somos mais fortes, somos como uma manada de elefantes. Não tem quem segure”, avaliou o médico do SAMU, Luiz Nazareno.

O workshop ocorreu das 13h às 18h30, no 5° Pelotão de Bombeiros Militar, na MG-050. Elaborado pelas duas equipes, a ação buscou aprimorar técnicas conjuntas, como reforça o tenente do Corpo de Bombeiros, Mateus Cunha.

“Nossa intenção é sermos efetivos. Temos recursos e capacidade de prestar um bom serviço à população, mas se não houver planejarmos e uma boa coordenação, nada disso vai ser importante”.

A enfermeira Marilene de Faria já trabalhou no SAMU do Sul de Minas e hoje integra a equipe no Centro-Oeste. De acordo com avaliação e experiência que tem de outros atendimentos, é preciso integrar constantemente as ações, no intuito de somar esforços a favor da comunidade.

"Quando estamos em uma ocorrência e chegam os bombeiros sabemos que chegam braços e braços significam forças a mais. É isso que precisamos constantemente, somar forças, esforços e saberes. Tem que ser um movimento constante, afinal, trata-se de instituições importantes com responsabilidades diferentes. Quanto mais integradas estiverem essas forças, melhores serão os resultados”, pontuou.

Pra o tenente Cunha a atuação do SAMU em Formiga tem garantido maior assistência às vítimas e com uma breve avaliação, ele ressalta ganhos logísticos e tecnológicos com o Serviço na região.

“A gente observa pelas estatísticas, pelo menos empiricamente, que o número de ocorrências que não conseguíamos atender em função da nossa disponibilidade de recursos já caiu muito. A nossa demanda pré-hospitalar já ficou uma demanda mais fácil de ser controlada. A qualidade de atendimento à vítima aumentou muito sem dúvidas”, destacou o militar.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Larissa Martins, reiterou que eventos como estes devem ser constantes. “A base para prestação de bons serviços é o treinamento. É exatamente o que contribui para qualidade na assistência à população”, finalizou.

SAMU em Formiga

Desde o início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no dia 7 de junho, até hoje, sábado (29), foram feitos 292 atendimentos em Formiga. Destes, 88 ocorreram com auxílio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripulada por um médico, enfermeiro e um condutor socorrista e 204 atendimentos foram feitos pela Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Última modificação: julho 29, 2017 06:48
artigos Relacionados: SAMU participa de simulado na Semana Nacional do Trânsito Equipe de Formiga realiza mais um em ambulância do SAMU SAMU realiza parto de alto risco dentro de ambulância em Itaúna SAMU recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara NEP realiza treinamento em aterro sanitário de Formiga Unimed visita SAMU e conhece fluxograma de atendimentos Governo de MG entrega ambulância reserva ao SAMU Colaboradores do SAMU devem preencher fichas do CNES Secretários discutem atuação do SAMU na região Socorristas do SAMU fazem parto em Formiga
samu bombeiros ação integração workshop