Secretários discutem atuação do SAMU na região

18 Jul 2017

Secretários de Saúde que integram o Conselho de Secretários do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), participaram nesta segunda-feira (17), de uma reunião com a diretoria executiva do Consórcio, para discutir os 40 dias de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Durante a reunião foram levantas questões pontuais que estão sendo aprimoradas diariamente e, sobretudo, os gestores avaliaram e apontaram como tem sido o trabalho desempenhado pelo SAMU nos municípios.

“Certamente, o SAMU tem atendido bem as necessidades dos municípios. Não há nada o que queixarmos quanto aos atendimentos. Há algumas coisas que precisamos aprimorar. Faremos isso gradativamente”, destacou a secretaria de Saúde de Nova Serrana Gláucia Sbampato Pereira, que pontuou ainda, que de acordo com relatórios apresentados muitos atendimentos ocorreram através de orientações médicas. “Isso significa, inclusive, que muitos pacientes tiveram seus casos solucionados por meio de um médico regulador e nem precisaram se deslocar a uma unidade de saúde”, completou.

Uma das dificuldades iniciais do SAMU era que a população entendesse a disponibilidade do Serviço e em quais casos ele deveria ser acionado. De acordoo com a secretária de Saúde de Bom Despacho Neide Aparecida Braga Lopes, no município a população já entende bem como funciona o SAMU e, por isso, tem acessado com frequência o 192.

“A população de Bom Despacho já entende as funcionalidades do SAMU e tem acionado o Serviço. Todos que precisam de atendimentos em Bom Despacho estão podendo ser atendidos e nossa unidade hospitalar tem conseguido também, atender a demanda em 100%”, disse.

Participaram ainda o secretário de Saúde de Itaúna Fernando Meira de Faria, o secretário de Formiga José Geraldo Pereira, de Carmópolis de Minas Daniela Leite Garcia Silva e o secretário de Saúde de Divinópolis Rogério Barbiere Sichieri. Todos os gestores citados compõe a equipe do Conselho de Secretários do CIS-URG.

Última modificação: julho 29, 2017 06:33
artigos Relacionados: SAMU treina socorristas do Resgate de Lagoa da Prata SAMU realiza treinamento em Estrela do Indaiá SAMU participa da 'Semana de Educação Para Vida" SAMU e Resgate de Lagoa da Prata reforçam parceria Gestante dá à luz em ambulância do SAMU em Divinópolis São Sebastião do Oeste recebe ação educativa do SAMU 'O SAMU trouxe progresso evidente', diz deputado Jaime Martins SAMU integra atividades da CIPA do Saae em Lagoa da Prata SAMU reforça ações com gestores de Carmo do Cajuru SAMU realiza ação educativa em São Gonçalo do Pará
samu reunião urgência atendimento municípios avaliação